quarta-feira, 14 de abril de 2010

Equilíbrio Emocional : Florais de Bach

Vou iniciar este blog, falando não de beleza, mas de equilibrio emocional, saúde da mente, que reflete na saúde do corpo.....

A saúde é nossa herança, nosso direito. É a completa e total união entre a alma, mente e corpo, isto não é um idéia longínquo e difícil de alcançar, mas tão simples e natural que muitos de nós o negligenciamos .
Dr. Edward Bach 1930

Edward Bach foi um médico de Harley Street, bacteriologista e pesquisador bem conhecido. Identificou 38 estados negativos da mente e criou uma essência floral ou de planta para cada um. Passou os últimos anos de sua vida num pequeno chalé chamado Mount Vernon e foi ali que ele concluiu suas pesquisas. Hoje Mount Vernon é mais conhecido como The Bach Centre (O Centro Bach) e os atuais responsáveis continuam a produzir as tinturas mãe (o primeiro processo na elaboração dos Florais) utilizando em muitos casos os mesmos locais identificados por Dr. Bach nos anos 30.
Dizia Bach que a doença é a cristalização de uma atitude mental e que basta tratar essa atitude para que a enfermidade cesse. Deve-se tratar a personalidade do paciente e não a enfermidade.A intuição de Bach o levou a afirmar que a doença não é material, e, sim, energética. Deve-se tratar as causas (desequilíbrio energético) e não os efeitos (doença física). A ação terapêutica deve atuar sobre a energia do corpo emocional.São considerados como instrumentos de cura suaves, sutis, profundos, vibracionais, com uso reconhecido em mais de 50 países e aprovados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1956. Os florais, como um instrumento de trabalho terapêutico, devem ser entendidos também como expressão de uma forma de pensar, sentir e atuar na vida em geral.
O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções do paciente buscando a consciência plena do seu mundo interior e exterior. Problemas de saúde freqüentemente têm suas origens nas emoções; sentimentos que foram persistentemente reprimidos irão emergir, primeiro, como conflitos mentais e, depois, como doença física.Com os florais poderemos tratar de estresse, depressão, pânico, desespero, sentimentos de culpa, cansaço físico ou mental, solidão, tristeza, indecisão, sensibilidade excessiva, ciúmes, ódio, mágoas, todos os tipos de medos, ansiedades e preocupações etc.
Quando falamos de Florais de Bach, não estamos falando de princípios ativos ou composição química; seu princípio curativo seria através da energia vibratória ou energia vital das flores que, quando colocada em sintonia com o ser humano através da sua ingestão, provocaria harmonização deste, promovendo aumento em sua imunidade e melhora de sua saúde.
Pesquisas recentes sobre as emoções e o sistema imunológico reforçam o ponto de vista de que a saúde emocional e a saúde física estão relacionadas.
Cada vez mais, peritos médicos concordam que uma mente saudável garante realmente um corpo saudável. Os Florais de Bach podem ajudá-lo a controlar os seus sentimentos e aproveitar melhor a vida.
Pessoas de todas as idades podem usufruir destes tratamentos, incluindo crianças e pessoas de idade avançada, podendo ser também aplicados em animais, pois estes remédios transformam atitudes negativas em positivas, induzindo o corpo a curar-se a si próprio, ao mesmo tempo que aumenta o potencial de um indivíduo. Não há contra-indicações, sendo que não é considerado medicamento, porém é necessário que um terapeuta oriente o floral que deve ser utilizado durante o tratamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário