Conforme a Medicina Oriental, a comida não é a única vilã do sobrepeso. Podemos observar que muitos magros comem muito mais que algumas pessoas que estão acima do peso. Com certeza o fator metabolismo e genética estão envolvidos neste caso, porém, o fator energético também.
Há mais de 5 mil anos, os chineses acreditam que podemos classificar pessoas e inclusive alimentos, em yin (energia mais baixa) e yang (energia mais alta e expansiva). A energia yang é que dá expansão a vida. Porém, quando esta está em excesso pode trazer complicações para o organismo como perda de paciência, suor excessivo, palpitações, entre outros. Para nosso equilíbrio, precisamos do predomínio yang, mas em dose certa.
Uma pessoa yang tem como características temperatura corporal quente, face avermelhada, voz alta e forte, dorme pouco, come muito de uma só vez, expansivo, extrovertido, imediatista, entre outros. Uma pessoa yin tem temperatura corporal fria, face pálida, voz baixa, atração por doce, dorme muito, cansaço excessivo, tendência a ter retenção hídrica entre outros. Numa pessoa sobrepeso yin ou yang estas características estão presentes. Nem sempre é fácil definir se a pessoa é mais yin ou mais yang, tendo necessidade as vezes da interferência de um acupunturista.
Para que haja equilíbrio, pessoas yin devem consumir alimentos mais yang, e pessoas yang, alimentos yin. O gordinho yin deve aumentar o uso de sopas quentes , evitar leites e derivados, doces, açúcares em geral, cerveja, refrigerantes. As frutas de natureza fria devem ser consumidas com moderação. A maçã está indica, já que na visão chinesa é alimento neutro. Nabo, rúcula, cebola, gengibre, ginseng e chá verde são algumas das principais opções para acelerar o metabolismo do gordinho yin. Para melhores resultados, a associação de alimentos de sabor picante com amargo. Como tem tendência a reter mais líquido, algumas frutas como abacaxi, laranja, limão e tangerina devem ser consumidas, pois são diuréticas. É importante salientar, que a pessoa yin que está acima do peso, geralmente come pouco e engorda com facilidade.
O gordinho yang, geralmente come muito, e geralmente rápido. A estratégia inicial de emagrecimento para estas pessoas é resfriar o organismo, utilizando alimentos e ervas de natureza fresca e fria, com propriedades diuréticas. As hortaliças que estão indicadas neste caso são a soja e o tofu (em doses moderadas). As gorduras animais e carnes bovinas devem ser evitadas, preferindo peixes e frango. O doce também deve ser evitado. Os chás mais indicados são de boldo, carqueja, melissa, casca de abacaxi com hortelã. Conforme os chineses, os gordinhos yang devem evitar temperos ardidos, preferindo limão, hortelã, vinagre, shoyo por exemplo.
Com estes cuidados na energia dos alimentos conforme o predomínio de yin ou yang no paciente, unindo à acupuntura, a perda de peso e o equilíbrio geral do paciente pode ser conquistado, conforme Dr. Liang e Dr. Perini, que ministraram um curso a respeito da Energia dos alimento e obesidade em Curitiba, um tema inovador no Brasil.
Sem comentários:
Enviar um comentário