Caminhada + Pilates
É bem difícil encaixar a atividade física na rotina. Calçar o tênis e sair andando, normalmente, já está de bom tamanho, mas saiba que os mesmos 30 minutos de caminhada podem render muito mais benefícios se você der atenção a sua postura.
Se a coluna estiver curvada, a barriga solta e os ombros tensos haverá uma sobrecarga muscular, e em pouco tempo, o cansaço e as dores aparecem. Mas ao caminhar com o corpo alinhado, o peso corporal fica bem distribuído, um número maior de músculos é ativado, o que proporciona aumento do gasto calórico e excelente definição muscular. Só que não basta encolher a barriga e estufar o peito para desfilar uma boa postura. O ideal é fortalecer o abdomen, o verdadeiro responsável por um porte elegante – durante a caminhada e fora dela.
No Pilates, chamamos toda a região que compreende os músculos abdominais e a coluna lombar de centro de força do nosso corpo. Para acionar este centro de força, devemos sempre “puxar o umbigo para dentro”, como se fosse colá-lo nas costas, principalmente na expiração. O trabalho com foco nessa região ajuda a harmonizar automaticamente o movimento das pernas e dos braços, além de exercitar intensamente a barriga. A solução para melhorar o seu desempenho depende de combinar exercícios de consciência corporal através do Pilates mais a caminhada. Praticando o Pilates duas a três vezes na semana e caminhando pelo menos 30 minutos por dia, você será capaz de deixar o seu corpo alinhado naturalmente.
Tanto faz andar na rua ou na esteira. O mais importante é você lembrar de acionar o centro de força, ative-o durante a caminhada e sinta, no abdômen, a diferença.
Por: Dra Carolina Gazzaniga – Fisioterapeuta Especialista em Pilates
Sem comentários:
Enviar um comentário