quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Combatendo o envelhecimento facial




Está provado cientificamente que a exposição solar excessiva, além de provocar câncer de pele, acelera em muito o envelhecimento cutâneo, causando rugas, manchas e reduzindo a elasticidade natural da pele. Além disso, fatores como tabagismo, estresse, alimentaçào inadequada e ingestão insuficiente de líquidos também aceleram esse processo, porém o principal motor do envelhecimento humano fica dentro de nossas células. Lá, as mitocôndrias fazem a respiração celular para produzir energia, mas acabam gerando como resíduo os temidos radicais livres, que são moléculas altamente reativas e nocivas para a própria célula. Com o tempo, os danos se acumulam, fazendo o corpo envelhecer.

A face é a região que mais sofre nesse processo, pois está sempre exposta ao calor, ao frio e ao vento. Além disso, é a região do corpo que mais trabalha, responsável pelos movimentos contínuos de mímica facial, fala, mastigação,etc. Por isso, é muito comum atualmente vermos pessoas cujos corpos e faces estão em desarmonia, isto é, o rosto aparenta uma idade diferente daquela refletida pela restante do corpo.

Talvez essa seja a grande razão do aumento significativo na procura de procedimentos de rejuvenescimento facial. Para isso o cirurgião plástico conta com uma enorme gama de técnicas que podem trazer de volta aquela aparência jovem roubada pelos anos de vida. Esses procedimentos variam desde técnicas minimamente invasivas (sem “cortes” na pele) e realizadas no consultório, até cirurgias mais complexas de rejuvenescimento facial.

A toxina botulínica (conhecida popularmente como botox) é indicada para pacientes que apresentam rugas de expressão ou para aqueles que querem prevenir o aparecimento delas. Ela age paralisando parcialmente a musculatura responsável por essas marcas indesejadas. Seu efeito é temporário, necessitando novas aplicações a cada 6 meses.

Outro recurso amplamente utilizado é o preenchimento que é feito através da injeção de um agente preenchedor logo abaixo da pele ou no subcutâneo. Serve para atenuar sulcos, rugas estáticas, marcas profundas e também para remodelar os contornos dos lábios e da face. Além disso, pode ser usado para repor o volume que foi perdido ao longo dos anos de certas regiões faciais como as “maçãs” do rosto. Para isso existem várias substâncias no mercado, mas aquelas que oferecem o melhor resultado associado a maior segurança para o paciente é o ácido hialurônico e o ácido polilático. Existe a opção de se fazer o preenchimento com gordura que é retirada do próprio paciente e enxertada nos locais necessários.

Os procedimentos cirúrgicos são reservados para aquelas faces em que há excesso de pele, queda das bochechas (ptose malar) ou dos supercílios e principalmente quando existe alteração do contorno mandibular e do pescoço (papada). Atualmente recorremos com freqüência à cirurgia videoendoscópica, cujas incisões cutâneas são mínimas e o resultado é bem satisfatório. Para casos com grande flacidez cutânea na face e na região cervical o único procedimento que realmente resolve é a ritidoplastia (cirurgia de rugas), na qual resseca-se o excedende cutâneo e reposiciona-se a musculatura e a gordura facial. Essa cirurgia que frequentemente é realizada em conjunto com as cirurgias das pálpebras garante um espetacular rejuvenescimento facial, dando ao paciente a impressão de ter voltado no tempo.

Todas as intervenções na face devem ser muito bem planejadas junto com seu cirurgião plástico, pois apresentam período variável de recuperação dependendo da extensão do procedimento. A aplicação do botox e dos preenchimentos é feita no consultório e não requer afastamento do trabalho, mas deve preceder eventos sociais (festas, casamentos, etc) em no mínimo 10 a 15 dias para que no dia pretendido o efeito seja máximo e o edema já tenha regredido. As cirurgias de face são realizadas em ambiente hospitalar, demandam período de repouso variável, e devem ser planejadas com 2 a 3 meses de antecedência a um evento social. Após tais cirurgias é importante se fazer um trabalho de drenagem linfática com um profissional devidamente habilitado, pois isso ajuda na regressão do edema e evita a formação de fibrose.

Essa gama de procedimentos habilita o especialista a fazer desde a prevenção do envelhecimento até a correção das mais severas marcas do tempo, podendo trazer de volta a auto-estima e aquela aparência jovem e saudável que se perdeu ao longo dos anos.

Faça cirurgia plástica com Cirurgião Plástico! A escolha de um profissional qualificado é fundamental para se obter um bom resultado e para evitar complicações. Por isso, na hora de procurar um cirurgião, certifique-se de que o mesmo é especialista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica através do site www.cirurgiaplastica.org.br



Colaboração: Dr. Marcus Hubaide Carneiro

CRM 16622 - Especialista em cirurgia plástica pela

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Sganzerla Consultórios Integrados (47) 3332-3055

Sem comentários:

Enviar um comentário