segunda-feira, 7 de março de 2011

Alimentação ajuda a diminuir a celulite

Comer além do necessário, assim como dietas ricas em gorduras ou carboidratos ou maus hábitos alimentares( Ex: comer muito à noite e não comer de dia) aumentam a síntese e o armazenamento de gorduras, favorecendo a celulite. Tomar pouca água e abusar do sal dificulta a troca de líquidos do organismo favorecendo a retenção de resíduos tóxicos do metabolismo celular ( as células funcionam como uma fábrica que produz várias coisas úteis, mas esse trabalho todo produz um lixo- resíduo tóxico- que precisa ser retirado constantemente). Porém, além de alimentos que geram celulite, tem alimentos que aliviam os furinhos.
A dica dos nutricionistas para quem quer amenizar este problema é, abusar da maçã, rica em pectina, verduras e hortaliças verde escuro, que contém mais líquido e clorofila, e, alimentos ricos em selênio como, castanhas, legumes, verduras, linhaça e gengibre, por serem antiinflamatórios naturais. Opte sempre por alimentos naturais, que apresentam menos toxinas Os alimentos abaixo ajudam a melhorar o aspecto da celulite:

Algas: fonte de iodo, equilibra o trabalho da glândula tireóide, evitando flutuações hormonais.

Arroz integral: contém fibras, vitaminas do complexo B e minerais (magnésio e cromo), favorecendo a digestão do açúcar e o funcionamento do intestino.

Aveia: rica em silício, reorganiza as fibras de sustentação da pele e previne a formação dos furinhos.

Azeite de oliva extravirgem: tem ação antiinflamatória, ou seja, combate os edemas acarretados pela celulite. Associado ao azeite de linhaça, se torna mais potente.

Castanha-do-pará: carrega selênio, um importante antioxidante contra o envelhecimento das células.

Folhas verde-escuras: fonte de clorofila, melhoram a circulação e desintoxicam o organismo.

Lima-da-pérsia: limpa o sistema linfático e desintoxica o fígado.

Maçã: fonte de pectina, um tipo de fibra que neutraliza as toxinas presentes no organismo.

Missô (pasta de soja fermentada): é riquíssimo em probióticos naturais, que favorecem o intestino, além de ajudar a desintoxicar e desinchar.

Uma outra dica é reduzir o consumo de sódio, que não está presente apenas no sal de mesa, ele também é encontrado em produtos embutidos e pré-cozidos. Em vez de sal refinado, que favorece a retenção de líquidos, use o sal grosso, que contém dezenas de minerais e proporciona mais sabor em menor quantidade. Prefira usar temperos vegetais para dar sabor aos alimentos. Os chás são importante aliados, principalmente o chá verde (e amarelo, branco, etc., que são da mesma família), cavalinha, centella asiática, entre outro.

Tome ao menos dois litros de líquidos por dia: deles, oito copos de água, entre comidas, sucos, sopas, bebidas light, exceto álcool. A hidratação facilita o trabalho dos rins, a purificação orgânica, a circulação, a eliminação de líquidos, e ajuda, ainda, na digestão dos alimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário