Muitas pessoas estão sofrendo de problemas intestinais hoje em dia. Muitas vezes são feitos exames e não aparece nenhuma alteração bioquímica e estrutural. O diagnóstico é a Síndrome do Intestino Irritável (SII). Nome estranho, mas uma doença que se tornou comum no mundo moderno. O número de pessoas afetadas por essa síndrome alcança 10% a 20% da população em países europeus ou nos Estados Unidos.
Esta doença é considerada crônica com sintomas recorrentes e diz que é comum as pessoas terem os sintomas e só procurarem uma nutricionista ou médico quando o número de evacuações aumenta ou diminui a freqüência. Quem possui a síndrome são pessoas ansiosas, com oscilações de humor e tendência à depressão. Os principais sintomas são:
-Dor e distensão abdominal, na parte inferior
-Alterna períodos de diarréia com prisão de ventre
-Presença excessiva de gases
-Sensação de não esvaziamento completo, após a evacuação
Apesar da causa se muito emocional, uma alimentação adequada é fundamental para a diminuição e controle dos sintomas. Deve-se evitar bebidas alcoólicas, refrigerante, chiclete, alimentos com cafeína, chocolate, frutas que fermentam, alimentos gordurosos, feijão, entre outros. Já, a água, frutas frescas, cereais integrais, carnes magras, fibras diversas e gordura vegetal em pouca quantidade estão liberados.
Outro problema muito comum é a constipação intestinal. Muitas pessoas passam dias sem evacuar, levando a sintomas como distensão abdominal, mau humor, obesidade, entre outros. A dica principal é uma alimentação saudável rica em fibras e muita água, além de atividade física.
Lembre-se: "Faça dos alimentos o seu remédio e do remédio os seus alimentos".
Sem comentários:
Enviar um comentário