Roedores submetidos a vibração rápida e pequena perderam até 30%da massa adiposa.
Cientistas acreditam que técnica impede multiplicação de células gordurosas.
Aparentemente, é o sonho de qualquer pessoadesesperada por um corpo malhado: perder gordura e ganhar massa muscular comesforço zero, simplesmente ficando em cima de uma plataforma vibratória. Pode soar como ficção científica, mas funcionou -- em camundongos. É o que relata umgrupo de pesquisadores americanos, que usou a vibração da plataforma como umaespécie de substituto de baixa intensidade dos exercícios físicos.
A equipe coordenada por Clinton Rubin, daUniversidade do Estado de Nova York, tinha como objetivo principal testar ainfluência desses estímulos "imitadores" do exercício real nodesenvolvimento do corpo, porque há indícios de que não apenas o movimento dealta intensidade é capaz de queimar gordura.
Só havia um jeito de descobrir -- e lá foram oscamundongos de laboratório para cima de uma plataforma especificamenteprojetada para se movimentar na vertical, vibrando rapidamente em uma amplitudemuito pequena, de apenas alguns centésimos de milímetro -- na prática, um levezumbido, que os bichos tinham de agüentar por apenas 15 minutos por dia.
O mais impressionante é que deu certo. A gordurado tórax dos camundongos, por exemplo, diminuiu 30%, houve uma pequena reduçãogeral de peso corporal, e a saúde dos bichos melhorou muito. Num teste feitopara tentar entender os fatores que levaram ao efeito, os pesquisadoresobservaram que a plataforma vibratória parece inibir a formação de célulasadiposas (de gordura) no organismo.
Sem comentários:
Enviar um comentário