VOCÊ SE EXERCITA E NÃO EMAGRECE???
Isto já pode ser explicado....
Ganhar peso depende, sem dúvida, da quantidade e da qualidade do alimento que ingerimos. Quanto mais um indivíduo come, maior será a tendência de engordar. Por outro lado, o gasto energético faz com que o corpo utilize sua reserva de gordura e, dessa forma, ajuda a perder calorias e evitar o ganho de peso. Essa equação muito simples entre o ganho energético e o gasto é bem mais complicada do que parece. Muitas pessoas gordas empenham-se em exercícios físicos regulares, mas reclamam da dificuldade de perder peso.
De acordo com um estudo recente, este problema pode ser mais bem esclarecido a partir dos resultados publicados recentemente na revista Cell Metabolism por pesquisadores da Universidade de Duke, nos EUA. O estudo avaliou a capacidade de os músculos utilizarem a gordura armazenada como fonte de energia para seu funcionamento
Os pesquisadores realizaram biópsias: retiraram e analisaram pequenos fragmentos dos músculos de pessoas obesas e normais. Estudaram em laboratório o funcionamento e o metabolismo dessas células musculares. Constataram que os tecidos de pessoas obesas são programados para reter e armazenar a gordura, de forma intensiva, três vezes mais que os músculos de pessoas normais. E encontraram nessas células mudanças do código genético que induziram a atividade excessiva de uma enzima chamada SCD1, envolvida na produção e no armazenamento da gordura.
Os cientistas ainda não sabem se o exercício físico intensivo poderá reverter a alteração enzimática. O mesmo grupo de pesquisa está realizando estudos para esclarecer o papel da atividade física na reversão de tal quadro metabólico, associado à obesidade.
Fonte: Ed. Confiança Ltda.
Sem comentários:
Enviar um comentário