sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Conheça os benefícios da Aromaterapia

Aromaterapia é a arte e a ciência de usar óleos de plantas em tratamentos. Aromaterapia é uma das técnicas mais antigas da história de práticas de cura. Os óleos essências de Aromaterapia são óleos extraídos de plantas da qual tem sido usado por milhares de anos antes da técnica de destilação de óleos terem sido descobertos.
Os óleos essenciais exercem uma influência sutil na mente e no corpo. Através da Aromaterapia, a cura pode ser feita de uma maneira gentil e natural. Uma qualidade importante dos óleos essenciais é a grande variedade de maneiras em que podem ser usados. Podem ser usados em massagens, já que é reconhecido como uma das formas mais importante de tratamento, também podendo ser usados em banhos. A água em si tem muitas propriedades terapêuticas, e quando combinado com os óleos essenciais, os óleos realçam o seu efeito. Também, podem ser usados como compressas, tanto quente como frio em circunstâncias diferentes. Os óleos podem ser misturados em cremes, loções para o corpo ou mesmo algumas gotas em seu travesseiro para ajudar a ter uma boa noite de sono.



            Óleos essenciais, fragrância, líquidos concentrados extraídos das flores, folhas, raízes, casca de árvore e fruta de uma planta aromática são os principais ingredientes dos tratamentos utilizados na aromaterapia. Cada óleo tem um aroma único bem como componentes que podem tratar diferentes enfermidades. Conheça alguns dos óleos essenciais e seus benefícios:

Canela
É um ingrediente culinário comum que também pode ser usado na aromaterapia para reduzir a sonolência e a irritabilidade.

Capim-limão
É um ingrediente padrão na culinária do sudeste da Ásia, mas também dá seu aroma a algumas marcas de sabonete. Aprenda como o capim-limão pode ser usado como analgésico.

Cedro
Essa árvore pode crescer mais de 30 metros de altura, mas seu óleo essencial é usado em quantidades muito pequenas para tratar a congestão.

Cipreste
É uma árvore típica da região mediterrânea. Seu óleo essencial pode ser usado para tratar pressão baixa e problemas circulatórios.

Cravo-da-índia
É outro tempero que pode ser utilizado em várias receitas. Na aromaterapia, o cravo-da-índia pode ser usado como anti-séptico e analgésico.

Eucalipto
É uma árvore típica da Austrália. Seu óleo essencial pode ser usado para tratar gripe, febre e dor de garganta.

Gengibre
Muitos conhecem o gengibre pelo seu uso em alimentos assados ou receitas asiáticas. Essa planta também pode ser usada para estimular o apetite e aliviar dores de cabeça.

Dra Carolina Pozzobom  

Continue enviando suas dúvidas para village.fisio@terra.com.br ou pelo telefone 3332-3365 com um de nossos profissionais, na Clínica Village Fisio.

Sem comentários:

Enviar um comentário