sábado, 4 de fevereiro de 2012

Fortalecendo o Abdomen

A cada dia, a busca pelo corpo ideal atrai mulheres e homens, que gostam de cuidar de sua saúde e aparência estética, para treinos intensivos e até exaustivos.
Muitos desejam uma barriguinha sarada ou um abdômen bem definido, custe o que custar. Mas, segundo os profissionais de educação física, nutricionistas e professores de Pilates, para fortalecer a musculatura dessas regiões é preciso, além da determinação e disciplina, algumas orientações e recomendações, que vão considerar o hábito alimentar, idade, o estilo de vida, sexo e a atividade física praticada.

Algumas dicas são:

1. Reeducação Postural, principalmente para quem passa muito tempo sentado. O RPG pode ser uma opção de tratamento em casos mais graves de alterações posturais. Outra opção é o Pilates, que além de definir a musculatura do abdômen, trabalha o alinhamento postural. Uma má postura pode gerar uma protusão do abdômen ( a barriga fica “jogada para frente), podendo parecer gordura localizada mas sendo na verdade  em decorrência de uma postura incorreta ;

2. Aposte em atividades físicas aeróbias como a caminhada, bicicleta, natação e hidroginástica, que reduzem a camada de gordura corporal;

3. Pratique atividades físicas anaeróbias ou exercícios abdominais localizados, para tonificar e fortalecer a musculatura abdominal;

4. Busque uma reeducação alimentar para obter resultados satisfatórios junto ao treino. Evite beber cerveja e refrigerantes com freqüência e em grande quantidade. Prefira alimentos leves como legumes, verduras, massas e pães integrais  e grãos. Uma boa alimentação também auxilia no funcionamento do intestino, evitando inchaços na região do abdômen.

Alguns cuidados

- Treine e malhe respeitando seu nível de aptidão física e limites corporais;
- Evite movimentos muito rápidos. Mantenha um ritmo de moderado a lento;
- Comece os exercícios sem carga e vá acrescentando pesos conforme for adquirindo resistência;
- Procure sempre estar acompanhado de um profissional para lhe indicar posturas incorretas;
- Respire sempre de forma adequada: expire na fase de subida e inspire na fase de descida. Em atividades como Pilates, o professor orienta e acompanha a respiração do aluno, para que o exercício tenha maior eficácia.



Seja persistente: o resultado não é imediato, mas com o tempo você vai notar a diferença e ver que o esforço valeu à pena.

Continue enviando suas dúvidas para village.fisio@terra.com.br ou pelo telefone 3332-3365 com um de nossos profissonais.

Sem comentários:

Enviar um comentário